Há já muito tempo que não percorro os textos desta página, Cebola Net.

Qual a razão? Tempo! Sendo um pouco mais explícita...falta de tempo!
Imperdoável, dirão alguns. Eu concordo.
Mas, regressei. Eis-me aqui novamente, pronta para comentar ou divulgar informações importantes nas nossas gentes ou da nossa aldeia.
E desta vez, trago uma notícia “histórica” por natureza:
“Cebola, a nossa Cebola, já era conhecida, no mundo, no Séc. XVI”
Passo a explicar:
O Palazzo Vecchio (Palácio Velho) é um palácio de Florença, actualmente a sede do município florentino que, no seu interior, acolhe um museu onde estão expostas, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari.
Neste Palácio existe a Sala dos Mapas Geográficos, ou do Guarda-roupa, onde os Grão-duques da família Médici guardavam os seus bens mais preciosos.
As portas dos armários estão decoradas com 53 "Mapas de interesse científico” pintados a óleo pelo frade dominicano Ignazio Danti, irmão do escultor Vincenzo Danti, e por Stefano Buonsignori.
Estes mapas possuem um notável interesse histórico, dando uma ideia do conhecimento geográfico do século XVI.
Ao centro da sala está exposto o célebre globo Mappa mundi, obra de Buonsignori e de Ignazio Danti, lamentavelmente arruinado por restauros impróprios.
Aqui incluo uma imagem da sala, para todos termos uma ideia mais concreta do que estou a falar.
 
Até aqui tudo leva a crer que estou a dar informações que não interessam a Cebola!
Engana-se quem assim pensa.
Ao entrar na Sala dos Mapas Geográficos, vindo da Sala dos Lírios, do lado esquerdo encontramos uma porta pintada a óleo com o mapa da Península Ibérica, nesse tempo chamada Hispânia (este nome remonta da ocupação romana).
É aqui que a curiosidade nos leva a analisar melhor o mapa em questão, onde ressaltam 3 cidades portuguesas: Coimbra, Guarda e Tomar, verificando que à sua volta existiam localidades actualmente pouco desenvolvidas (por exemplo: Pereira, Rabaçal….
… e, eis que descobrimos CEBOLA…
 
(Peço desculpa fraca qualidade da fotografia, mas o reflexo do vidro que protege o mapa, não permitiu melhor)
Este foi dos momentos mais importantes que tive nas viagens que faço… encontrar um mapa, pintado em pleno no Séc. XVI, “…dando uma ideia do conhecimento geográfico do século XVI” e, estava lá CEBOLA!!!
Por outras palavras, e para que conste do orgulho pelas nossas origens, CEBOLA já era conhecida, no mundo, no Séc. XVI.
Um abraço para todos
Filomena Quinaz
 
Observações: Nos livros que consultei em Itália, não aparece este mapa; no entanto não perdi a esperança de um dia o obter…