S.Jorge da Beira
CARTA- Caro Amigo Pinche. Vi-te,turisticamente,nesta tua terra,ora fora a apertar o bacalhau de antes do Natal 80,ora cilindrando couves e feijões incógnito na cozinha do José Romão,ora fazendo contra fogo na farmácia do Peixoto,e desapareces "tout de suite"pela borda fora rumo à Franca,sem deixar herança de nem sequer uma palavra de despedida.E há tanto tempo que te não arremeto umas letras,que hoje é que é...e elas aí vão.E vão,em cumprimentos e de parabéns pela caca que cá deixaste em avante nos potes e nos frigoríficos para te regalares no verão.E,levaste os presuntos das raposas que mataste?Saibas que as notícias são poucas e janeiras.O Varejão,com a sua bengala e reumatismo acoplado, vão indo menos mal,muito obrigado.Apanhou-o nas sestas nocturnas perfilado de guarda aos melões no latifúndio da Portelinha. De resto,agora as Luas é que comandam o sofrimento do nosso povo. O Chico Moleiro também já descalçou o vinho novo, e meu povo já faz procissão a lá para fazer transfusões. O Hermínio Antão, depois de um curso rápido em Proença, anda a pilotar um Maquinão amarelo de 5 andares, lá no fundo da mina, ora virado para Meca ora para as profundas dos infernos. Aquilo quando entra a berrar lá no fundo da mina, eu faço ideia, é uma algazarra de pedras e filão, é um pandemónio de esbarrondar de paredes de mistura com o latim zangado do Hermínio. Eu ia-te jurar, que o Hermínio acaba por encontrar o inferno com diabos e tudo. Se ele descobrir o inferno lá, cortas tu a fita ou corto eu? Acabaram-se as novas. Vieste a Portugal tirar mais uma fotografia à tua silicose portuguesa, já que a silicose francesa ainda está muito verde para merecer uma radiografia janota. Um abraço deste teu Amigo.
CENTRO DE ASSISTÊNCIA-A actual Direcção do Centro de Assistência, a que preside o Sr.Herculano Branco Baptista acompanhado pelos senhores António Covita Barata e José Brás Duarte, acabam de conseguir para as obras de restauro e renovação completa do edifício e ainda mais um novo andar, a importância de 850 contos.O povo está-lhes muito agradecido por terem conseguido da Ordem Pública tamanha ajuda, que, a juntar à que a Beralt tem dado e ao povo, vai chegar para levantar a obra com que todos vamos ficar mais ricos para a assistência médica aos nossos doentes e também para a cultura e distracção.
CONCLUSÃO DE CURSO-Em Coimbra, acaba de concluir o seu Curso de Económicas e Financeiras, a menina Alda Maria Monteiro Baptista, filha do Sr.António Pereira Baptista Alves e D.Maria José Monteiro Baptista. À nova Doutora e a seus pais, que puseram tanto amor na sua valorização, os nossos parabéns,com votos das melhores felicidades na vida.
Jorge Baptista